09/07/2009

A Frente Polisário Pede à ONU para evitar as prospecções de prelóleo no Sahara

9 de julho de 2009

Nações Unidas, 7 de julho de 2009 (EFE).


A Frente Polisario pediu hoje ao Conselho de Segurança da ONU que detenha as prospecções petroleiras que duas companhias irlandesas levarão a cabo no Sahara Occidental com a autorização de Marrocos. Ahmed Bujari, assegura que os permissos outorgados pelo Governo marroquino constituem uma exploração ilegal de recursos que pertencem ao povo saharaui e complicam a solução do conflicto pela soberania na ex colonia espanhola.

EFE/Arquivo
Numa carta dirigida orgão máximo das Nações Unidas, o representante da Polisario perante este organismo, Ahmed Bujari, assegura que os permissos outorgados pelo Governo marroquino constituem uma exploração ilegal de recursos.

"Para o seu interesse em conduzir esta longa disputa a uma resolução pacífica, o Conselho de Segurança deve instar para parar a pilhagem ilegal de recursos naturais, propriedade do povo do Sara Ocidental ", diz a carta enviada ao presidente em exercício da autoridade, o embaixador do Uganda, Ruhakana Rugunda. Bukhari diz que Marrocos não tem argumentos jurídicos para justificar a concessão de licenças de exploração e estudo de um território ocupado desde 1975 e sobre o qual a comunidade internacional não reconhece a soberania. Lembre-se que a Assembleia Geral da ONU sublinhou, em diversas decisões, o direito exclusivo do povo sarauí a usufruir dos recursos naturais do território. Também cita um parecer jurídico a partir de 2002 o Departamento de Assuntos Jurídicos da ONU afirma que "uma violação do direito internacional" a exploração e aproveitamento dos recursos naturais do Sara Ocidental contra "a vontade e bem-estar" do povo território. "As acções de Marrocos no Sahara Ocidental e à cumplicidade das entidades estrangeiras estão seriamente comprometer o processo político em curso para encontrar uma solução justa, duradoura e mutuamente aceitável", o representante da Polisário. O Serviço Nacional de Hidrocarbonetos e Minas (ONHYM) dos últimos 18 jun Marrocos anunciaram a assinatura de dois acordos para a exploração petrolífera irlandesa e estudo na área da bacia do Zag, também conhecida como Bacia de Tindouf.

Na sua página Internet, disse que a empresa Ilha de Petróleo e Gás a Zag Bacia têm potencial para ser uma fonte significativa de gás no noroeste da África, perto do mercado europeu. Representantes da Polisário e do Governo marroquino vão reunir informalmente no final de junho em Viena, sob os auspícios da ONU para tentar retomar o processo de paz suspensos, disse no passado mês de Julho o 2, o Presidente da República Democrática Árabe sarauita (Sadr) , Mohamed Abdelaziz.

A reunião na capital austríaca é o resultado dos esforços do novo enviado especial da ONU para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, para voltar a sentar à mesa das negociações com os dois lados depois da interrupção do ano passado, as rondas palestras realizadas em Manhasset desde 2007 (E.U.).


Fonte: Poemário por um Sahara Livre