(Tradução das informações do site wwww.saharalibre.es)
Este muro está protegido por dezenas de milhares de militares marroquinos que dispõem de material e instalações para levar a cabo a sua intenção, isto é, por um lado, evitar que os legítimos proprietários destas terra, aqueles que estão nos territórios libertados, voltem para elas e por outro lado, impedir que os legítimos proprietários destas terras que estão sequestrados no seu próprio país, em territórios ocupados, possam circular livremente.
A manutenção do muro e do exército tem um custo muito elevado que Marrocos tem que assumir.
Quando se compram produtos marroquinos ou fabricados em Marrocos, está a custear-se em parte este valor.Isto significa que estamos todos a subsidiar a manutenção da divisão de um país.
Esta é a grande contradição do Ocidente. Por um lado ajudamos o povo Saharaui e por outro sem termos consciência, custeamos parte daquilo que os mantém no exílio e na mais feroz repressão e violação dos direitos humanos.
Podem fazer-se desde logo uma infinidade de interpretações, mas a realidade é uma . Existe um muro, existem minas anti-pessoais ao largo do muro, existe um ocupante ilegal, existem resoluções das Nações Unidas, existe uma repressão desmedida contra os saharauis, existe uma violação constante dos direitos humanos por parte do governo marroquino e existe um povo exilado. Existe uma História e essa não se pode mudar, por muito que se queira evitar. (....)
Com esta divisão aqueles que governam Marrocos ocupam, pela força, a zona mais rica do Sahara Ocidental, exploram-na e negoceiam com a União Europeia e o resto do Mundo.
O MURO
Utilizando como guia o mapa alojado em http://biblioteca.udg.es/fl/sahara,e navegando pelo Sahara Occidental com o Google Earth, marcaram sobre o terreno, aproximadamente uns 2700 quilómetros de muros. Praticamente a totalidade.
O chamado "muro da vergonha" não é um único muro, mas é formado por vários muros ou segmentos que foram sendo construídos ao longo dos anos entre 1982 e 1987.
No site www.saharalibre.es e mais concretamente na página de descargas, podem encontrar o arquivo “SaharaOccidental.kml”, que contem todas as marcas de posição do muro. Utilizando-as poderão aproximar-se dos vários locais. Em vários locais pode ver-se muito perto o terreno e o que lá existe. Haverá momentos em que a imagem não é muito definida, mas mesmo assim , o que se pode observar é mais que interessante.
Para se carregar esta informação no Google Earth só é necessário guardar o arquivo no vosso computador e fazer duplo clik no mesmo. Ao fazer isto irá abrir-se o navegador do Google Earth e importará automaticamente as marcas de posição.
- Latitude 26º 05' 15,98” N (norte)
- Longitude 12º 36' 04,52” W (oeste)
- Altura do olho 14 km
Esta imagem foi tirada a cerca de 19 kilómetros a sudeste de SMARA, perto das seguintes coordenadas terrestres:
- Latitude 26º 38' 02,51” N (norte)
- Longitude 11º 33' 38,79” W (oeste)
- Altura do olho entre 3 km e 400 metros
Sem comentários:
Enviar um comentário