08/05/2009

VI Festival Internacional de Cinema do Sahara


5 a 10 de Maio de 2009
Festival Internacional de Cinema do Sahara realizado nos acampamentos de refugiados de Tinduf, Argelia. Num cinema sem tecto são realizadas projecções ao ar livre em 35 mm para o povo saharaui.
Este festival nasce como um projecto para promover a educação, cultura e ocupação dos tempos livres do povo saharaui que vive à mais de 30 anos em acampamentos de refugiados em Tinduf, no sul da Argelia. Durante 5 dias os acampamentos de refugiados convertem-se num cenario de cinema com projecções, mesas redondas com profissionais de cinema, e actividades diversas como uma festa-concerto de encerramento. Um juri popular entrega um premio à melhor película, o vencedor recebe um camelo branco, símbolo de reconhecimento do povo saharaui.
Para além da componente cultural e de entertenimento, este projecto tem como objectivo aproximar a opinião pública internacional à situação em que vive o povo saharaui no exilio e à sua digna sobrevivência no deserto esperando a realização do referendo de autodeterminação.
Por estas razões, o Festival Internacional de Cinema do Sahara é um evento internacional que conta com a colaboração e participação de destacados profissionais do mundo do cinema como Pedro Almodovar, Rosa Mª Sardá, Verónica Forqué, Esther García, Benito Zambrano, Icíar Bollaín, Javier Bardem, Fernando León, Silvia Munt, Julio Medem, Jaime Chávarri, Emilio Martínez Lázaro, Alberto San Juan, Guillermo Toledo, Antón Reixa, Imanol Uribe, Chus Gutiérrez, Alberto Rodriguez, María Miró, Javier Fesser, María Esteve, Pedro Rosado, Paul Laverty, Achero Mañas, Pilar Bardem, Candela Peña, Elena Anaya, Maribel Verdú, Jorge Perugorría Emma Suárez, Carmelo Gómez, Juanjo Puigcorbé, Pedro Costa, Gerardo Herrero, María Barranco, Pablo Carbonell, José Coronado, entre muitos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário