03/06/2009

Para quem quer saber o que se passa nos acampamentos de refugiados saharauis







18 comentários:

  1. Só hoje tive oprtunidade de assistir a esta reportagem. Tenho poucas palavras a dizer porque ainda estou muito emocionada.
    Impressionante a força deste Povo. A forma como lutam, como sonham e acima de tudo como encaram a vida perante tudo o que têm, que é praticamente nada.
    Ninguém consegue ficar indiferente a isto. É urgente sensibilizar e mudar consciências de forma a podermos ajudá-los.
    Admiro-os mais do que a qualquer outras pessoas!
    E sim, vamos acreditar que "Resistir é Vencer" e um dia o desfecho deles será esse e não outro. Apenas porque o merecem mais do que ninguém...

    ResponderEliminar
  2. A proposta marroquina de autonomia .. "Boa base para negociar, a fim de avançar no dossiê do sara" (Minsitro francês)


    O Secretário do Estado francês encarregado dos Assuntos Europeus, ( título do Ministro) Sr. Pierre Lellouche, tem dito que a proposta marroquina de autonomia é "uma boa base para a negociação com vista a avançar no dossiê do sara, constituindo um obstáculo para integração do Magrebe desde 35 anos".

    O Sr. o Sr. Lellouche destacou na margem de uma entrevista publicada no semanário "Jeune Afrique" internacional "na sua última edição, referendo aos progressos realizados pelo Marrocos no domínio dos direitos humanos, bem como o estatuto avançado atribuido a Marrocos, refletindo as relações com a União Europeia.

    O Secretário do Estado francês frisou, ainda, a este respeito, a disposição européia, no âmbito da sua política de vizinhança, a apoiar o Reino do Marrocos na sua aproximação, tanto quanto possível, em prol de abrir um horizonte que possiblita uma "área importante de parceria."

    Com relação à União para o Mediterrâneo, o Sr. Lellouche tem dito ser convencido de que "esta parceria é uma questão irreversível, até mesmo num âmbito da história", apesar do impasse atual, que é imputável, em referência ao conflito israelo-árabe, lembrando dos projectos concreto e a importância daqueles os constituem das margens do Mediterrâneo.

    Acrescentando dizendo « Para mim, este trabalho é indispensável, e sem dispensa o seu caso é semelhante da organização das Nações Unidas»
    L.Moutaqi
    www.corcas.com

    ResponderEliminar
  3. Questão do sara: um Estado sem bases na África do Norte seria "objeto do grupo terrorista Al Qaeda" (Word Tribune)

    O Jornal norte-americano (World Tribune) na sua edição, 11de maio 2010, advertiu sobre a independência, como opção para resolver o problema do Sara, em resposta a um estado "sem capacidade e invável" no norte da África. Isso constitui " uma oportundiade para a organização terrorista (Al Qaeda), conhecida pela ataque aos países fracos e sem defesa ".

    De acordo com este artigo objeto de comentário sobre o estudo que foi feito pelo Sr Harvey Setcherman, Presidente do Instituto de pesquisa potítica externa do Estados Unidos (Foreign Policy Research Institute americano), publicado no jornal em sua última edição, tratando que os Estados Unidos e a União Europeia sentem uma profunda preocupação diante de tall coisa a tornar-se uma entidade como «base» e local da organização do grupo terrorista de Al-Qaeda para a região do Sahel.

    O jornal assinalou que as organizações terroristas são conhecidas pela " sua grande preferência diante

    dos países fracos e sem defesa ", afirmando que" a última coisa que a África precisa não é um outro país que seja filiado, mas sem capacidade ".

    Sublinhando neste sentido que a luta contra a ameaça cresce face à (Al Qaeda) no Magrebe e no Sahel, o que é "a favor dos Estados Unidos e da União Europeia e dos países do Magrebe".

    O Sr Harvey Setcherman acrescentou neste estudo, na sua investigação publicada em 16 de Abril do ano corrente, dizendo que a criação de uma entidade não é viável no Magrebe "nem para os Estados Unidos", nem para União Europeia tendo uma causa em comum, doravante, que é pôr fim ao conflito do sara.

    O Setcherman, Assessor Próximo ao Ex-secretário de Estado e do Assuntos exteriores do James Baker, considerando que "os fundamentos da resolução (do conflito) não mudaram, porque Marrocos não pode renunciar a parte do seu território, e os Estados Unidos não podem permitir a criação de uma organização não-viável, e nem à custa do seu aliado, Marrocos ".

    O presidente do Grupo Américo ( Thing Think), com sede em Filadélfia, tem dito que a resolução do litígio que impede a construção de um futuro próspero para a região do Magrebe ", depende de um esforço conjunto dos Estados Unidos e da União Europeia capaz de resolver este problema."

    Reiterando a posição dos Estados.Unidos a favor da proposta de autonomia, diante da administração do presidente Obama

    Por outro lado o Sr.Harvey Setcherman indicou que os europeus e os países do Magrebe arabe "conhecem plenamente o assunto que o preocupa diante das consequências do fracasso que influencia o setor econômico", explicando que a parte europeia do Mediterrâneo considera que "o crescimento contínuo da economia do (...) Magrebe é a melhor forma de responder a pressão dos fluxos de imigração ilegal ".

    Lembrando assim que o comércio entre os países da região permanece até agora, "insuficiente", salientando, neste contexto, que a fronteira de Marrocos - Argélia continua, ainda, fechada a espera da resolução deste conflito regional.

    O Setcherman Harvey, por outro lado, lembrou que a posição dos Estados Unidos para a proposta de autonomia para as províncias do sul est confirmada novamente no âmbito da administração de Obama, descrevendo-a, em diversas ocasiões, como proposta " séria "e" credível. "

    L.Motaq

    ResponderEliminar
  4. Declaração da Sevilha para a criar uma coordenação marroquino- Andaluzia para defender a causa nacional

    Foi pela noite, quarta-feira, em Sevilha (sul da Espanha) que foi notíciado sobre o fato da criação de uma coordenação marroquina Andalus. Ela tem por objetivo defender a causa nacional. isso envolve uma Declaração de Sevilha para a criação de uma coordenação marroquino-Andaluzia para defender a causa nacional


    Isso aconteceu durante uma reunião que aconteceu com a presênça da Associação Espanhol saraniana objetivo o "diálogo" e a colaboração com a "Liga dos Defensores dos Direitos Humanos no sara qie trabalha pelo " desenvolvimento local e pela promoção dos direitos humanos, principalmente nas províncias do sul do reino, além do apoio ao desenvolvimento econômico e social que conheceram estas regiões.

    O Sr. Abdul Rahim Alberdege, Presidente da Associação espanhol saraniana pelo "diálogo", numa declaração para agência de notícias MAP que a reunião foi uma oportunidade para destacar os progressos realizados pelo Marrocos na promoção e na consolidação dos direitos humanos, principalmente nas províncias do sul do reino, contrariamente às afirmações dos opositores da unidade territorial.

    O Sr. Alberdege sublinhou neste contexto, colocando ênfase sobre as violações sistemáticas dos direitos humanos nos campos de Tindouf e denunciando o cerco imposto pelo Polisario sobre "os detentos do Sara.

    Condenando também as estratégias desprezíveis dos opositores da integridade territorial do Reino que visam explorar a questão dos direitos humanos tentando manchar o a imagem do Marrocos no domínio da promoção dos direitos humanos e sua proteção.

    Por outro lado, durante esta reunião de contato a qual participou muitos representantes de associações da sociedade civil da Sevilha, bem como estudantes marroquinos que continuam seus estudos superiores na capital da Andaluzia, todos apoiam o plano de autonomia feito pelo Marrocos, a fim de fechar o dossiê definitivo do sara.

    Nesta reunião esteve presente, em especial, o Sr. Mohamed Saeed Zulfiqar, o Cônsul-Geral do Reino do Marrocos junto a Sevilha, o Baba Ahlal Mbara, Presidente da Associação dos defensores dos direitos humanos no sara ", bem como um membro do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Saranianos, Taoufiq Al Berdege, Secretário-Geral da Sakia Al Hamra e Ouad Dahab, pelo partido da Democracia e do Desenvolvimento, que é também membro do Conselho Real Consultivo para os Assuntos do Sara.

    Segundo os organizadores, o encontro de comunicação e contato, um similar será na próxima semana, na cidade de Almería (sul da Espanha).
    L.Motq

    ResponderEliminar
  5. Muitos detidos e presos entre os povos dos campos de Tindouf

    O Canal Regional de Laayoune informou segundo uma fonte dentro dos campos de Tindouf, o qual preferiu manter o anonimato por razões de segurança, que o chamado "forças de segurança do Polisario estava travando" uma campanha de prisões e sequestrações entre os detidos saranianos dentro dos acampamentos.

    O Canal explicou diante da sua progrmação na tarde da quinta-feira que o chamado "campo de Smara, que conheceu as prisões, continua sendo cercado desde o 18 de Maio corrente, sendo que os protestos que fizeram os presos, para impedir a demolição de suas casas sob o pretexto de que elas são arbitrárias e sem estrutura legal, foram reprimidas violentamente antes "o aparato da segurança do Polisario".

    Segundo as mesmas fontes, esse comportamento é ridículo porque as moradias, efetivamente não têm condições de uma vida decente.
    De acordo com o Canal Regional de Laayoune, os protestos que crescem nos campos venham para reclamar e exigir a remoção do Polisario "que não procura de uma solução para o problema prposto, num momento em que seus membros continuam a enriquecer de forma ilícita graças a manipulação do auxílio à custa do sofrimento dos saraninaos.
    L.Mota

    ResponderEliminar
  6. Projecto de autonomia é a melhor solução para resolver o problema do Sara (ex-responsáveis de Espanha)

    Os ex-militares espanhóis manifestaram, quinta-feira, em Rabat, seus apoios à proposta marroquina de autonomia, considerando o projecto marroquino como uma proposta "ideal" para resolver o dossiê do Saara.

    Os membros da delegação, cuja maioria provenientes das Ilhas Canárias, declararam, durante as conversações que tiveram com o Secretário-Geral da comunidade marroquina residente no estrangeiro, o Sr. Abdullah Boussouf, que o plano de autonomia constitui a melhor solução capaz de garantir a estabilidade, lembrando que não é do interesse das Ilhas Canárias, apoiar a criação de um pequeno Estado na região.

    O Sr. Miguel Ootriz Asan, que lidera essa delegação, representando os últimos responsáveis espanhóis ligados á administração e á gestão dos assuntos do sara marroquino durante o período colonial, frisou num comunicado enviada á MAP, sendo que a visita da delegação para Marrocos constitui uma ocasião para inspecionar o progresso que conhece as províncias do sul do reinol.

    Além disso o Sr Asan Ootriz destacou o "desenvolvimento económico e social" que conhece a região, especialmente nas áreas de habitação e infra-estrutura.

    Acrescentando que as condições de vida dessas regiões tem melhorado muito e que a população aproveitaram muito este progresso, para desenvolver os negócios e melhorar a situação económica.

    Graças a isso as famílias saranianas conseguiram unir-se com seus irmãos e parentes de Tindouf, regressando a sua terra natal, Marrocos, onde podem viver numa atmosfera de paz, de liberdade e de progresso, aproveitando o enorme potencial de desenvolvimento que pode oferecer a proposta de autonomia.

    Por seu lado, o Sr. Boussouf insistiu sobre a necessidade de manter a segurança e a estabilidade na África do Norte, destacando neste contexto a importância da iniciativa marroquina.

    Salientando que este encontro constitui uma ocasião para encorajar a iniciativa desta delegação, que viveu o período colonial e o período da independência do Saara marroquino.

    Acrescentando que esse grupo de veteranos militares espanhóis reuniram-se num âmbito de uma aliança para defender o plano de autonomia proposto pelo Marrocos, o qual é capaz de desempenhar um papel importante no âmbito da sociedade civil através de sensibilização da opinião pública espanhol sobre o verdadeiro conflito, bem como sobre o progresso alcançado nas províncias do sul

    Lahcen EL MOUTAQI
    elmoutaqi@hotmail.com

    ResponderEliminar
  7. Secretário do Congresso Popular líbio confirma o apoio do seu país á integridade territorial do Reino do Marrocos

    O secretário do Congresso Popular da Líbia, o Sr. Mohamed Abou Al Kassam Azwai, declarou, na véspera de domingo, em Tripoli, o apoio do seu país para a integridade territorial do Reino, do Marrocos seja no âmbito do sara ou no nível de Ceuta, Melilla e das ilhas Jaafaria.

    O Sr Alzawui ressaltou a "posição sólida e coerente da liderança líbia rejeitando qualquer típo de separatismo que possa levar a balcanização do mundo árabe."

    Issa declaração veio durante uma reunião aberta realizado pelo Sr. Abou Al Kassam Al Azawui, com o secretário dos Negócios Estrangeiros, do Congresso Geral popular, o Sr. Salomão Shehoumi, diante de uma delegação composta com atores marroquinos que visitaram a Líbia, e que foram recebidos pelo líder líbio, coronel Muammar Kadhafi.

    Pela ocasião desta visita, a delegação marroquina emitiu um comunicado para a imprensa, esta noite, antes de sair de Tripoli, dizendo que o coronel Kadhafi elogiou, em discurso durante a recepção, hoje, da sábia liderança da Sua Majestade o Rei Mohammed VI.

    O comunicado informou, por outro lado, que o comandante da Revolução líbia ", lamenta a natureza das relações entre Marrocos e Argélia", lembrando da posição do Marrocos histórico que apoiou à Frente da Libertação Nacional da Argélia, durante a luta pela independência.

    Tal comunicado tem acrescentado que o coronel Kadhafi, no mesmo contexto, lamentou o encerramento das fronteiras entre Marrocos e a Argélia ", considerando isso como uma situação artificial que não deve continuar", chamando para abrir a fronteira entre os dois países como "um pedido do povo e uma necessidade estratégica".

    Além disso o líder líbio lamentou, acrescentou o comunicado, a ausência do Marrocos na União Africana, considerando isso como uma perda "para a África", esperando "um rápido retorno do Reino do Marrocos" para esta União.

    A delegação marroquina inclui representantes dos partidos políticos marroquinos, parlamentares e forças das mulheres, bem como representantes de organizações da juventude, e personalidades nacionais, da mídia e de negócios.

    ResponderEliminar
  8. Regresso de 57 pessoas para a pátria, Marrocos, fugindo do inferno dos campos de Tindouf

    Recentemente, regressaram para a terra do país, Marrocos, 57 pessoas, depois de muitos anos de opressão e privação de liberdade, fugindo dos campos de Tindouf, na Argélia.
    .

    O grupo destes membros que é compostos de 18 mulheres e 11 crianças, com idade entre 6 anos e 14 anos, conseguiram escapar da repressão dispensado contra os detidos neste campo que encontraram finalmente com seus parentes e familiass em Laayoune.

    Com o regresso deste grupo, o número de pessoas que fugiram dos campos de Tindouf desde 25 de março e integrou para a terra do país, passa para 433 pessoas, incluindo 81 mulheres e 49 crianças.

    O Sr Sbahi Al Khaumani (28 anos) explicou numa mensagem envidad para agência de notícias MAP que ele retornou à sua terra natal, convencido principalmente quando ele soube que a frente do (Polisario) é apenas uma miragem ", descrevendo a situação nos campos de Tindouf de catastrófica, por causa da manipulação dos líderes da Frente do (Polisario) da ajuda internacional indireçada para os detentos.

    Ele chamou os detentos para não alinhar nem acreditar as mentiras da Frente do "Polisario" e apelando para que todos retornem à sua terra natal para promover uma série de obras de desenvolvimento iniciadas no país, salientando que a proposta do reino de conceder um plano de autonomia constitui uma solução única para acabar com o conflito artificial do Saara.

    Por seu lado, a Sra Maryam Bent Ali (37 anos), a qual foi deportadas para Cuba, quando erá uma criança, expressando hoje a sua satisfação em retornar à pátria, destacando as condições de vida dramáticas dos campos de Tindouf, as quais não mais ficam estranhas para ninguém.
    .
    Por sua vez, o Sr Al Faqrawi Rabah exprimiu a sua satisfação pelo retorno do seu sobrino Mabro Sbahi, 49 anos, regressando para sua terra natal, exortando assim a comunidade internacional a trabalhar para pôr termo a essas condições lamentaveis que prejudicam os prisioneiros nos campos de Tindouf, permitindo-os voltar para casa e reunir com suas famílias.
    Lahcen EL MOUTAQI

    ResponderEliminar
  9. Proposta de autonomia para o sara é adequada e viável politicamente (Presidente da Câmara dos Deputados mexicanos)


    O Presidente da Câmara dos Deputados do México, Francisco Javier Ramirez Acuna, considerou a proposta marroquina de autonomia para o sara como "adequada" e conveniente "politicamente".

    "Nós somos reservados a não expressar sobre opiniões particulares. Se o Marrocos acredita nesta solução é porque uma solução adequada e politicamente viável".tem acrescentado.

    O Presidente da câmara dos deputados do parlamento do México, disse numa declaração junto ao MAP, "Nós olhamos para esta solução do mesmo ângulo".

    O Sr Ramírez Acuña continua na quarta-feira sua visita oficial a Marrocos, dizendo que o seu país "foi e continua engajado com respeito ao direito internacional e firme nas relação com os países amigos", entre eles o Marrocos.

    Com relação as questões abordadas pelos organismos internacionais, o deputado mexicano acrescentou que o seu país permanece ligado e respeitando às decisões destes órgãos, e "nós continuamos ainda como um país comprometido com o desempenho para que essas entidade possam comprir suas missões a nível internacional".

    Por outro lado, o Sr Ramirez Acuna sublinhou que o seu papel como Presidente da Câmara é fortalecer as relações de seu país com o Marrocos, expressando sua crença de que "Temos de reforçar as relações de amizade existentes com Marrocos, de forma adequada, específica e transparente."

    L.Moutaq

    ResponderEliminar
  10. Autonomia no Sara, uma forma avançada de autodeterminação do século XXI (Membros do CORCAS)


    A autonomia das províncias do sul proposta pelo Marrocos é "uma forma avançada de autodeterminação do XX século", e ela constitui a única via "séria e credível" para acabar com o conflito que envolve o dossiê do saara, declararam Moulay Ahmed M'Ghizlat e Sra Saadani Maoulainine, membros do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Saranianos (CORCAS).

    Numa entrevista concedida, quinta-feira, pela Agência de Notícias Espanhola EFE, os dois membros do CORCAS, que participam de 31 maio a 18 junho do mês corrente, junto com uma delegação de alto nível do trabalho da décima quarta sessão do Conselho dos Direitos Humanos em Genebra, afirmaram que a "autonomia nos permitirá gerir os nossos própios recursos e nosso próprio desenvolvimento, mas sobretudo, ela permitirá também uma coisa de extrema importância a saber a reconciliação com todos os saaranias, o que é essencial" .

    Para a Sra Saadani Maoulainine, o desenvolvimento das províncias do sul é a melhor prova, tratando "das vantagens que o plano de autonomia proporciona. O que é também uma das razões pelo retorno a origem " explica a volta maciça dos saranianos que abandonam os campos, fugindo de Tindouf", assegurou, por seu lado, Moulay Ahmed M'Ghizlat

    "O projeto de autonomia dá confiança para o sarauís dos campos de Tindouf, bem como para a diáspora. Aqueles que vieram são capazes de ver os progressos realizados e ver isso com seus próprios olhos" o desenvolvimento que conhece as províncias do sul. "é uma realidade que contradiz a propaganda do" Polisario, rebate a sara Maoulainine Saadani.

    Depois de ter qualificado de "situação" insustentável os seqüestrados nos "campos de Tindouf, na Argélia, onde os direitos humanos são violados," Sra Maoulainine insistiu que "a autonomia é a única solução viável e duradoura que permite a reunificação dos saranianos.

    Por seu turno, o Sr.Moulay Ahmed M'Ghizlat instou os Estados e as organizações não-governamentais para exercer pressão sobre a Argélia, para parar de exercer controle sobre a Frente do Polisário, e permitindo "a reunificação dos saranianos.

    Uma delegação de CORCAS toma parte dos trabalhos da décima quarta sessão do Conselho dos Direitos Humanos, que se realizam de 31 maio a 18 junho, tendo por objetivo sublinhar os avanços do Marrocos na matéria dos direitos humanos, em especial na região do Sara, realçando a credibilidade e a seriedade da iniciativa marroquina que visa conceder uma ampla autonomia para as províncias do sul do reino.

    Lahcen El MOUTAQI

    ResponderEliminar
  11. Delegação Indonésia mantém reuniões com eleitos, associados e repatriados em Dakhla

    Uma delegação da Indonésia, composta de jornalistas e responsáveis de associações, realizou-se, terça-feira, em Dakhla, uma série de reuniões com os eleitos, líderes da sociedade civil, além dos saranianos aqueles que fugiram dos campos, retoranando a sua pátria, Marrocos.

    A delegação da Indonésia, que chegou na noite de ontem para Dakhla, proveniente de Bojador, tal delegação tinha feito uma visita para Laayoune que é constituida da Sra. Luluk Nur Hamaida e Sr.Aoussalan Borba, respectivamente Presidente e Secretário-Geral das ONG´s da indonésia responsáveis para a defesa dos direitos humanos "Ahimassa ", ( Contras), além de dois jornalistas, Sr.Tigoh Santos e Bobby Rahim..

    Durante a reunião realizada no centro CRI dos investimentos, os membros da delegação indonésia acompanharam uma apresentação do Sr. Abdullah Bouhjar, Diretor Interino do centro CRI de Dakhla, trantando sobre as qualificações e habilidades que propicia a região do Ouad Dahab-- Lagouira, em termos de programas e projectos de reabilitação urbana e de moradia, como indicadores de desenvolvimento e de capacitação em vários sectores chave da economia social.

    O Sr. Bouhjar deu uma visão global sobre os investimentos realizados pelas autoridades públicas em diversos setores, tendo em vista consolidar as estruturas da infra-estrutura necessária para garantir o desenvolvimento em prol do benefício social e económico, contribuindo assim para a promoção e aproveitando as possibilidades oferecidas pela região, especialmente na área da pesca, agricultura e pecuária e turismo.

    Foram informados os membros desta delegação Indonesiana, que se reuniram com os chefes dos conselhos regionais, municipais e parlamentares da Região, sobre as mudanças e as transformações notáveis que conheceu a região do saara desde o seu regresso ao seio da pátria, além disso eles apreenderam sobre as conquistas realizadas em vários campos, como base para uma serie de transformações em termos de desenvolvimento a nivel local e na melhoria das condições de vida das populações locais.

    Por outro lado, os responsáveis e eleitos locais apresentaram um breve resumo sobre a evolução recente da questão da integridade territorial do reino do Marrocos, destacando os esforços conjuntos feitos pelo Marrocos para encontrar uma solução definitiva para a questão do Sara, lamentando os obstáculos do "Polisario" e da Argélia que bloqueam os esforços de paz, perpetuando este conflito artificial.

    Eles enfatizaram pela ocasião a importância da proposta de autonomia feita pelo Marrocos e a lealdade das populações locais junto a esta iniciativa de paz.

    Durante esta reunião com os saranianos aqueles que retornaram à dobra da pátria mãe, Marrocos, os membros desta delegação indonésia escutaram o testemunho muito comovente sobre as violações dos direitos humanos nos campos de Tindouf, tratando da prática de tortura e da repressão contra os prisioneiros nos campos de detenção da frente do "Polisario" que desvia à assistência dos detidos nestes campos.

    Além disso a delegação Indonésia informou-se, depois do contato direito nas aréas do desenvolvimento e de equipamentos na cidade de Dakhla, mostrando o dinamismo que envolve o setor associativo e a participação activa dos vários componentes da sociedade civil nos esforços do desenvolvimento local.

    L.Moutaqi

    ResponderEliminar
  12. Rússia reitera o seu apelo para uma solução política, justa e duradoura do dossiê do Saara

    O Ministro do Exterior russo, Sr Sergei Lavrov, reiterou, quarta-feira, em Moscou, a chamada da Rússia que apoia uma políica que visa" alcançar uma paz justa, duradoura e mutuamente aceitável face ao problema do" Saara, ressaltando ainda que o seu país "apoia uma resolução pacífica" do conflito e a abordagem da "Organização das Nações Unidas, a qual foi aprovada pelas partes envolvidas ".

    O Sr. Lavrov acrescentou, durante uma conferência de imprensa, após as suas conversas com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Taieb Fassi Fihri, que a Rússia vê que o "importante é continuar as negociações (sobre a questão do Saara), sob os auspícios das Nações Unidas, com vista alcançar uma paz justa, duradoura e mutuamente aceitável", porque para " alcançar o progresso do processo terá um impacto positivo sobre toda a região e em todos os aspectos."

    Por outro lado, o Ministro do Exterior russo lembrou que suas conversas com o Sr. Fassi Fahri ", envolveram as questões bilaterais, económicas, políticas e humanitárias", elogiando "o volume crescente do comércio com o Marrocos que constitui o segundo parceiro na lista dos adverssários comerciais da Rússia na África, exprimindo o desejo das partes a trabalharem em conjunto a fim de elevar a cooperação bilateral ainda mais adiante. "

    Ele sublinhou que "o Marrocos e a Rússia confirmaram em muitas ocasiões acordos e promessas nos domínios econômica que prometem, fazendo dos dois paises uns parceiros mais importantes a nível internacional", acrescentando que "as relações bilaterais nos domínios do turismo, do espaço, da investigação científica, da agricultura, da energia, dos minerais e nos outros serviços são setores promissores e vitais, isso vai conhecer uma mudança qualitativa, graças ao desejo comum dos dois governos e a procura dos agentes económicos e das instituições privadas para alcançar este desejo no terreno, especialmente depois que se decidiu abrir uma rota aérea entre os dois países no futuro próximo. Isso poderia ser um meio importante para melhorar a comunicação entre os empresários e os investidores, aumentando assim o volume das trocas comerciais. "

    O responsável russo tem frisado que "as discussões com a parte marroquina que envolve a troca de opiniões sobre diversos temas do direito internacional, continental, nomeadamente a situação económica e o desenvolvimento do continente, bem como a questão da paz no Oriente Médio e o dossiê nuclear iraniano, tratando dos esforços internacionais para combater o terrorismo", destacando a convergência de opiniões entre Marrocos e a Rússia ", numa grande parte, e compartilhar as mesmas posições as quais envolvem o desejo comum de alcançar a segurança, a paz e a estabilidade, bem como propiciar o desenvolvimento e a prosperidade em vários países do mundo.

    L.Moutaqi

    ResponderEliminar
  13. 62 pessoas regressam para a Pátria, Marrocos, fugindo do inferno dos campos de Tindouf

    A volta em massa continua dos saranianos marroquinos, eles fogem do inferno dos campos de Tindouf em destino à pátria, Marrocos, enquanto 62 pessoas chegam á cidade de Laayoune.

    Esses repatriados chegaram, entre eles incluso três mulheres e sete crianças, na quarta-feira à noite em dois grupos (46 e 16 pessoas), depois que eles fugiram das garras da miséria e da opressão oposto sobre os detidos nos campos de Tindouf, sudeste da Argélia.

    Com o retorno dos membros desses grupos, o número das pessoas que fugiram dos campos de Tindouf, desde 25 de março e chegaram á cidade de Laayoune, passou para 664 pessoas, incluindo 111 mulheres e 81 crianças.

    Sendo que 41 pessoas, entre eles jovens, mulheres e crianças, chegaram na quarta-feira para a cidade de Dakhla, retornando à terra natal, fungindo dos campos de Tindouf.

    L.Moutaqi

    ResponderEliminar
  14. O ator francês Alain Delon chama para colocar tudo em pratica para libertar os marroquinos seqüestrados em Tindouf


    O famoso ator francês, Alain Delon, tem colocado o acento sobre a necessidade de fazer de tudo, engajando os esforços, para que se possa libertar os marroquinos seqüestrados em campos de Tindouf, sudoeste da Argélia.


    Numa declaração à imprensa no sábado, em Marrakech, a lenda viva eo mito do cinema mundial sublinhou a necessidade de ajudar os marroquinos "prisioneiros da Argélia em Tindouf" para que possam encontrar sua liberdade e retornar para a Pátria, Marrocos.

    Neste contexto, ele tem dito que ele tentou há dois dias em Bruxelas participar na Caravana da Paz que visa apoiar o projeto de autonomia do Saara em Marrakech, explicando que ele foi impedido no último minuto em razão de um mal estar no aeroporto, capital da Europa.

    Ele acrescentou que seu desejo era "realmente vêm juntar-se a caravana em Marrakech e para acompanhar essa caravana até" Lagouira.

    Alain Delon tem saudado, também, a iniciativa desta Caravana composta de 350 marroquinos da diáspora, contando com participantes de toda a Europa, França, Bélgica e Luxemburgo.

    "gostaria de conhecer as pessoas na caravana", tem dito o famoso ator francês porque esta iniciativa tem uma grande importância, uma vez que tem ajudado centenas de pessoas a entrar e defender a causa do Saara, que é "fundamental na mente de todos os marroquinos".

    Alain Delon acrescentou dizendo que ele tem "uma grande admiração e grande respeito pelo rei Mohammed VI.

    L.Moutaqi

    ResponderEliminar
  15. Proposta de autonomia marroquina "uma contribuição positiva para o desenvolvimento das negociações" (Embaixador de Espanha em Rabat)

    O Embaixador de Espanha em Rabat, o Sr. Luis Planas Bochadis, declarou que a proposta marroquina, que visa a concessão de uma larga autonomia para as províncias do sul, é considerada comoi "uma contribuição positiva para o desenvolvimento das negociações " entre as partes envolvendo o dossiê do Saara marroquino.

    O Sr Embaixador sublinhou na magem de uma entrevista publicada segunda-feira no jornal (Le Matin du Sahara e Magreb Arabe), que "O sara é um processo fundamental para o país, bem como para a região como um todo", expressando o desejo que "os contatos, após a ratificação da resolução 1920 do Conselho de Segurança das Nações Unidas permite progressos em busca de uma solução justa, equilibrada e aceitável para as partes em questão. "

    Acrescentanto que a proposta marroquina que visa conceder um plano de autonomia para as províncias do sul forma "uma contribuição positiva para o desenvolvimento das negociações", tendo em conta "as relações bilaterais com Argélia e a concretização da edificação da União do Magrebe Árabe, face ao dossiê do Sara que constitui o tema principal diante do caso da estabilidade e da segurança na região".

    Por outro lado, o Sr. Bochadis, que inicia sua missão em Rabat, durante anos, lembrou que as relações entre Madrid e Rabat são "muito bem", acrescentando que "os dois países não estão planejam somente suas relações bilaterais mas sim planejam também sobre a fronteira entre a Europa e a África, o que representa ainda mais como uma responsabilidade muito importante ".

    Lembrando que isso se refere à missão colectiva decorrente das sólidas relações de amizade que une os líderes dos países, com base nos esforços dos governos e investidores de ambas as partes, além de uma sociedade civil que cresce com mais atividade neste sentido e a partir de ambos os lados do estreito.
    L.Moutaqi

    ResponderEliminar
  16. União Europeia responsabiliza Argélia pelo impasse da questão do Sara



    A Argélia, mais uma vez, prova o seu envolvimento definitivamente na disputa territorial sobre o Sara marroquino, revelando que ela é o princiapl implicado direto quanto á situação que conhece as étapas do processo de negociações. Ela atrapalha essas negociações para não chegar a uma solução política definitiva do conflito, durante a quinta sessão do Conselho da Parceria da União Europeia e Argélia, que foi realizada, 15 de junho, em Luxemburgo.
    onde a União Europeia, por sua vez, se responsabilizou Argélia por seu papel no bloqueio, diante da questão do Sara


    Tendo sido que as declarações unilaterais publicadas pela Argélia , na magem do Conselho da parceria com a União Europeia, demonstraram uma tendencia unilateral, preconceitusa e hostíl contra Marrocos.


    Questionado sobre o assunto, o Sr Embaixador do Marrocos na União Europeia, o Sr. Munawar Alam que a Argélia tem tomado uma nova etapa na sua agressividade contra o Marrocos, por meio do seu pedido, em vão, a União Europeia a tomar uma posição de amliar o mandato da MINURSO e atrapalhar os acordos e contratos concebido para explorar os recursos naturais do sara marroquino.

    O embaixador tem dito que este desenvolvimento desmente de maneira clara a posição "do país observador" que Argélia pretende ser, confirmando assim a sua implicação como parte fundamental neste conflito eu ela alimenta e promove, obrando de tudo para que continune e sustente desde três décadas.

    Ele ressaltou que a União do Magrebe Árabe paga hoje o preço deste radicalismo e militância Argelina, Argélia renovou por ocasião deste Conselho o seu discurso ultrapassado, no qual exige o lançamento da idéia da integração do Magrebe, sem a resolução da questão do Saara marroquino, embora o apelo da União Europeia, na sua declaração, e demais membros da União do Magrebe Árabe que chamam para que se redobrem os esforços de cooperação para que se consolide a dinâmica do Magrebe.

    Ignorou a crítica diante destas posições, diante disso o Sr. Alam declarou que a Argélia não tem autoridade moral para querer ensinar as lições para Marrocos, especialmente no campo dos direitos humanos, tendo em conta o estatuto particular e as violações repetidas dos direitos humanos sobre o seu território.

    A situação coletiva e individual trágica no campos de Tindouf sobre o território argelino fez com que o Secretário-Geral das Nações Unidas chama pela primeira vez no seu último relatório (S / 2010 / 175) a comunidade internacional "para que se possa ver de froma séria como realizar um recenseamaneto dos Refugiados e aplicação de entrevistas individuais", isso envolve a responsabilidade argélina e suas autoridades sobre os acontecimentos e condições permanentes diante do dossiê do sara.


    A este respeito, o Sr. Alam lembrou que a UE não perca a oportunidade para informar a Argélia, oficialmente, da questão e da preocupação com relação aos aspectos humanitários envolvendo o conflito do Saara marroquino, apontando especialmente as difíceis condições de vida dos habitantes dos campos de Tindouf.

    O embaixador de Marrocos, por outro lado, sublinhou que os europeus se preocupraram na margem do Conselho da Parceria da Argélia sobre á questão dos direitos humanos, instando as autoridades deste país para proteger, efetivamente, os direitos humanos, conforme estabelecidos na Constituição argelina, especialmente na linha «b » quanto ao" exercício dos direitos e liberdades fundamentais, incluindo a liberdade de expressão e a liberdade de associação e da religiões e crenças, sendo que a Argélia encoraja o progresso no sentido do reforço do Estado de direito."

    L.Moutaqi

    ResponderEliminar
  17. Sr Khaluhenna Ould Errachid mantem-se com uma Delegação Parlamentar peruana

    Sr Ould Errachid Khalihenna, Presidente do Conselho Real Consultivo para os Assuntos saranianos recebeu, segunda-feira, 5 de julho 2010, uma delegação da Câmara dos Deputados do Peru.

    Tal delegação é constituida por Sr. José Augusto Fernandez Vargas, Presidente do grupo parlamentar Abra, actualmente no poder, Sr. Claude Maurice Mulder Bedoya, Ex-Secretário-Geral deste Partido, Sr. Victor Andres Garcia Belaunde do Partido do Movimento Popular e Sr. Walter Menchola Vasquez, do Partido da Solidariedade Nacional.

    O Presidente do CORCAS tinha iniciado a sua reunião com seus convidados, fazendo uma apresentação sobre os principais fatos históricos da questão do Saara, bem como tratrou sobre as causas do conflito e as fases que conheceu o dossiê do sara.

    Sr. Ould Errachid e os membros da delegação parlamentar do Peru tinham, também, informados sobre os últimos desenvolvimentos desta questão, sobretudo a questão das negociações e á dinâmica da solução que sucuta a iniciativa marroquina de autonomia, a qual foi reconhecida pela comunidade internacional como "séria e credível.

    Participaram a esta reunião ao lado do CORCAS, o Secretário Geral do Conselho, Dr. Maouelainin Benkhalihenna Maouelainin e Mghizlate Moulay Ahmed, membro do CORCAS.

    Lembrando que esta Delegação dos Parlamentares peruanos é, atualmente, numa visita de trabalho a Marrocos, começando 02 de julho e durará até 07 de julho de 2010.

    Fonte: Corcas
    - Notícias sobre a questão do Sara

    ResponderEliminar
  18. Presidente de uma Organização Não Governamental britânica ONG: Autonomia é um meio eficaz para resolver o dossiê do Sara

    A Sra. Tanya Rburg, Presidente da Associação britânica não Governamental "Freedom For all", tem dito, segunda-feira em Rabat, que a proposta de autonomia apresentada pelo Marrocos constitui um meio eficaz para resolver o diferendo que envolve o dossiê do Sara.

    A Sra Tanya Rburg considerou na margem de uma declaração à imprensa, após a sua reunião com o Presidente do Conselho Real Consultivo para os Assuntos Saranianos, Sr. Khalihenna Ouald Errachid, que a proposta marroquina de autonomia permitiria ao povo dos campos de Tindouf de regressar e juntar-se com seus parentes e famíliais.

    Além disso a Presidente da Organização não governamental britânica frsou durante as conversações com o Sr. Ould Errachid, as quais a permitiram apreesnder e conhecer muito sobre a trajetória histórica da disputa do Sara . bem como sobre o conteúdo da proposta de autonomia para as províncias do sul do Marrocos, como forma de resolver definitivamente com este conflito.

    A Prsesidente tem dito que ela foi informada durante a reunião, a qual envolveu a evolução da questão do Saara marroquino, e a proposta de autonomia para as províncias do sul, bem como sobre a composição da missão e das funções do Conselho Consultivo para os Assuntos saranianos, tendo expressado a sua admiração pelo papel desempenhado pelo Conselho, que contribui para o desenvolvimento económico e social das províncias do sul do Reino do Marrocos.

    L.Moutaqi

    ResponderEliminar