17/06/2009

A MARCHA VERDE



Norte do Sahara Ocidental Tifariti 

MarchaVerde foi a estratégia de Marrocos com a intenção de ocupar o Sahara Ocidental, que estava sob ocupação espanhola, e foi iniciada em 6 de Novembro de 1975.

Marrocos enviou cerca de 350.000 cidadãos e 25.000 soldados para invadir na altura a província espanhola, de modo que apoiassem e legitimassem a anexação, organizada pelo rei Hassán II, durante a crise política de Espanha nos últimos dias do regime franquista.

Apesar das resoluções de 16 de octubro de 1975 do Tribunal Internacional de Justiça das Nações Unidas (ONU), que ratificava os planos da ONU sobre o direito do povo saharaui à autodeterminação. O rei Hassán autorizou a marcha na parte norte do Sahara Ocidental como medida de pressão nacional e internacional sobre Espanha, para além de despoletar na parte sul diversas acções militares.

Isto foi interpretado como o reconhecimento dos vínculos do Sahara com Marrocos.

O exército espanhol minou e selou claramente a zona fronteriça à qual que se dirigia a marcha. Até que se estabelecessem os Acordos de Madrid, a Marcha Verde permaneceu estacionada a umas centenas de metros dos campos de minas, controlada pela policia marroquina.

Uma semana depois e devido à agonia do general Franco, juancarlato, com os acordos tripartidos de Madrid, Espanha, num processo de reorganização interna cedia a administração do terço sul do território saharaui à Mauritânia e os dois terços septentrionais a Marrocos, a troca de compensações políticas e económicas. A operação foi vista pela opinião pública europeia, que seguia os meios de comunicação da época, como uma invasão pacífica de povoadores autóctonos (que diferiam bastante nos usos, ritos e costumes dos naturais).

Actualmente a situação permanece sem resolução. Há um plano especial da ONU, a MINURSO, para assegurar un futuro referendo para a autodeterminação, e mesmo que a  Mauritânia tenha abandonado a parte sul depois das continuas derrotas militares por incursões da organização independentista saharaui Frente Polisário, o Sahara Ocidental continua dividido e militarizado na maior sob o  governo marroquino, que também ocupou militarmente a imensa maioria da zona sul abandonada pela Mauritânia (salvo uma parte en torno a Cap Blanco para resguardar a capital Nuakchot).

http://es.wikipedia.org/wiki/Marcha_Verde


Sem comentários:

Enviar um comentário